Notícias:
O Conselho de Administração do OPART, E.P.E. informa que Pedro Amaral foi selecionado por unanimidade pelo júri do concurso para diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), para o quadriénio 2025-2028, iniciando funções a 1 de setembro de 2025.
O júri do concurso, composto por Conceição Amaral (presidente do júri), Rui Morais, Jorge Vaz de Carvalho, Isamay Benavente e Paolo Pinamonti, reconheceu a elevada qualidade das cinco candidaturas finalistas. Deliberou, por unanimidade, distinguir a candidatura de Pedro Amaral, sustentada pela clareza e coerência da proposta programática, pela solidez da sua formação musical e pela relevante experiência artística. O júri valorizou ainda a abrangência da visão apresentada, aliada a um pensamento crítico e construtivo, bem como a um profundo sentido de missão e entusiasmo revelado por Pedro Amaral perante os desafios do Teatro Nacional de São Carlos e o seu futuro.
A candidatura de Pedro Amaral colocou a missão de serviço público do Teatro Nacional de São Carlos no centro da sua ação, enaltecendo o seu papel de referência nacional e internacional. A carta programática apresentada a “3 tempos”, curto, médio e longo prazo, coloca o foco na criação artística, no repertório, no património musical português, no desenvolvimento do talento e criação portuguesa, com uma atenção especial e rigorosa na itinerância, na diversidade dos públicos e na construção de redes e colaborações internacionais.
O júri realçou ainda que o seu percurso pessoal e artístico, bem como o seu conhecimento do setor das artes performativas e a sua capacidade de comunicação e expressão, demonstrados durante a entrevista, evidenciam igualmente a sua preparação para a necessária representação institucional, para a resolução de problemas e para a gestão de equipas técnico-artísticas.
O concurso internacional de seleção do Diretor Artístico do Teatro Nacional de São Carlos decorreu entre 21 de dezembro de 2024 e 6 de maio de 2025, e para o qual foram rececionadas 21 candidaturas, consideradas todas elegíveis para apreciação do Júri.
A qualidade e a diversidade das candidaturas recebidas revelaram a importância que o Teatro Nacional de São Carlos tem não só a nível nacional como também a nível internacional.
A todos os candidatos e candidatas é devido um sincero agradecimento pelo envolvimento e interesse.
O Conselho de Administração do OPART deixa também um agradecimento aos elementos do júri, externos ao OPART – Jorge Vaz de Carvalho, Isamay Benavente e Paolo Pinamonti – pela disponibilidade, dedicação e apreciação detalhada das candidaturas.
GAleria de imagens
Partilhar
/
Twitter
/
Linkedin
OPART - Organismo de Produção Artística, E.P.E.
Morada
Rua Serpa Pinto, n.º 9
1200 – 442 Lisboa
© 2024 OPART, E.P.E.
Design Macedo Cannatà / Development Bondhabits